Últimas do blog

21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho

Existem muitos conselhos para pais, assim é difícil para eles saber o que funciona e o que não funciona quando se trata de falar com as crianças. No entanto, há frases que devem ser completamente evitadas, de acordo com especialistas na criação de filhos e psicólogos de crianças.

1 – É do meu jeito ou rua

EXp 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
De acordo com um estudo feito na Universidade de New Hampshire, filhos de pais autoritários, aqueles que exigem obediência dos filhos sem uma explicação de o porquê eles estabeleceram determinadas regras e padrões, têm uma tendência maior a serem desrespeitosos e se colocarem em problemas. Os especialistas dizem que ter regras é bom, mas a comunicação respeitosa e de duas vias com os filhos também é importante.

2 – Você deveria ter vergonha de si mesmo

padrasto-enteado-pai-filho-bronca-1370288552561_956x500 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Não só a vergonha não é um sentimento saudável para pessoas de todas as idades, mas ela também pode fazer com que as crianças com alta autoestima ajam agressivamente, de acordo com pesquisadores da Universidade de Michigan. Garotos narcisistas se sentem mais ameaçados quando estão envergonhados, o que os leva a atacar como forma de defesa.

3 – Você sempre será meu garotinho/minha garotinha

depositphotos_45541691-stock-photo-happy-father-and-child-in 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
É natural que os pais queiram proteger seus filhos de todo mal. Mas é importante ajudá-los a desenvolver as habilidades e os recursos emocionais necessários para se tornarem adultos independentes. Caso contrário, segundo pesquisadores da Universidade de Granada, eles podem desenvolver a “síndrome de Peter Pan”: o desejo de permanecer na adolescência para sempre, evitando responsabilidades e desafios da vida.

4 – Por que você tirou 9 e não 10?

depositphotos_153075050-stock-photo-father-and-son-having-conflict 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Não há problema em ter altas aspirações para o sucesso acadêmico de uma criança, desde que essas expectativas sejam realistas. Se elas estiverem de acordo com o que uma criança é capaz, ela provavelmente terá sucesso na escola, mas se os pais esperarem demais, é bem provável que o desempenho acadêmico seja prejudicado. É melhor apoiar as conquistas da criança do que exigir perfeição, diz a Associação Americana de Psicologia.

5- Espere só até o seu pai chegar em casa

Pais-e-Filhos_20_1 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Esta frase é muito comum, era até o nome de um desenho animado dos anos 80. Mas o psicólogo norte-americano Jeffrey Bernstein diz que adiar as consequências de um comportamento negativo torna as crianças desafiadoras mais propensas a evitar as responsabilidades por suas ações. Ele diz que as consequências imediatas e apropriadas para um comportamento infantil são mais eficazes para o aprendizado das crianças.

6 – Pare com isso, senão eu vou… (e você não faz)

3172018235032Things-you-shouldnt-say-to-kids 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho

As crianças aprendem rapidamente que, se você diz a eles uma frase do tipo “se…, então eu vou fazer tal coisa”, mas nunca faz, elas podem tranquilamente ignorar você e continuar a se comportar mal. O psicólogo Jeffrey Bernstein aconselha os pais a serem coerentes com a disciplina, se quiserem que ela funcione de verdade.

7 – Essas são as regras, e elas não estão abertas para debate

AAArBeg 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho

A autora do livro Parenting, sobre educação de filhos, Dra. Marianne Neifert, diz que as crianças definitivamente precisam de regras, porque as ajudam a prepará-las para o mundo e proporcionam uma sensação de estabilidade e ordem. Mas a autora diz que regras rígidas implementadas sem discussão ou consideração da personalidade ou das necessidades de uma criança podem aumentar o conflito, ao passo que permitir que o seu filho contribua na elaboração delas, na verdade, melhora o cumprimento das regras.

8 – Você é tão preguiçoso

AAArKg7 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Se uma criança dorme o dia todo, se recusa a fazer as tarefas e nunca quer ir a lugar algum, pode ser tentador chamá-la de preguiçosa. Mas fazer isso é inútil, humilhante, e pode até não ser verdade. A falta de motivação pode ter muitas causas, incluindo estresse, tédio e desorganização. Por isso, é importante procurar a raiz do problema.

9- Eu não estou discutindo isso com você

AAAryAI 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Conversas difíceis fazem parte da educação dos filhos, e especialistas australianos em educação infantil dizem que é importante que as crianças se sintam à vontade para fazer perguntas e expor preocupações aos pais. Mesmo que o assunto seja morte, sexo, divórcio, doença ou algum outro tema desafiador, há maneiras positivas e apropriadas para a idade para discutir isso com seus filhos.

10 – Eu já te disse um milhão de vezes para não fazer isso

AAArryE 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Muitos pais sentem a frustração de dizer repetidas vezes a seus filhos para fazer (ou não) alguma coisa, e serem ignorados ou desobedecidos. O psicólogo infantil Alan Kazdin diz que isso acontece porque dar instruções simplesmente não funciona bem para mudar o comportamento humano. Então, o que funciona? Recompensar as crianças por um comportamento positivo, em vez de tentar alterar ou controlar o mau comportamento, é mais eficaz.

11 – O que há de errado com você?

AAArFWL 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
A coach de pais Erica Reischer diz que esta é uma pergunta humilhante que torna tudo de errado sobre a situação culpa da criança e implica que ela é uma pessoa cheia de falhas e inaceitável, ao invés de um ser humano que comete erros. Esse tipo de frase também não lida com a motivação por trás do mau comportamento, nem evita que ele se repita. Reischer fala que um simples “eu não gosto desse comportamento” funciona melhor.

12 – Me deixe em paz!

AAAryAS 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Os pais que repetidamente pedem a uma criança que pare de incomodá-los podem fazer com que a criança sinta que não faz sentido tentar conversar com a mãe ou com o pai, diz Paula Spencer, autora de livros sobre educação de filhos. É bom pedir a uma criança que se ocupe em outro lugar por um tempo, ela diz, mas é preciso ser realista em relação às expectativas. Uma criança não pode, por exemplo, pintar tranquilamente por uma hora.

13 – Homens não choram

AAArryR 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Primeiro de tudo, essa frase não é verdade, diz a professora de psicologia do desenvolvimento Christia Spears Brown: todo mundo chora às vezes. Em segundo lugar, o choro pode ser uma resposta saudável a emoções negativas. Evitar que os meninos chorem não faz com que os sentimentos deles desapareçam. Muitas vezes, eles são simplesmente redirecionados para a raiva e a agressão, incluindo brigas, e podem levar à dificuldade de lidar com as emoções mais tarde na vida.

14 – Sim, eu usava drogas quando era mais jovem

AAAryB8 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Os pais podem pensar que contar a uma criança sobre o passado deles facilita a compreensão, mas se quiserem evitar que uma criança experimente drogas, pesquisadores dizem que os esforços serão mais bem-sucedidos se os pais não disserem às crianças o que fizeram quando eram mais jovens. Em vez disso, passe uma mensagem antidroga forte, mas positiva.

15 – Você está me deixando louco!

AAArmsp 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Pode ser verdade, mas isso não significa que os pais devem dizer isso a uma criança, diz Erica Reischer, coach de pais. Esse tipo de afirmação tenta culpá-los para que mudem o comportamento, o que não é uma ótima maneira de construir relações. A frase implica também que as crianças são responsáveis pelos sentimentos dos pais, o que pode gerar ansiedade e baixa autoestima nelas.

16 – Não se atreva a me responder

AAArudN 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Pode ser difícil não reagir de impulso quando uma criança responde, mas os pais precisam dar o tom para uma conversa mais calma e reafirmar as expectativas para a criança. Reagir com raiva quando uma criança responde não a ensina a se comunicar melhor. Na verdade, a especialista em pais Laura Markham diz que “se reagirmos de maneira desrespeitosa a uma grosseria da criança, perpetuamos o comportamento”.

17 – Pare de chorar agora mesmo!

AAArD3F 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Todo mundo tem sentimentos, e as crianças não são exceção, então não é razoável esperar que elas não chorem quando estão chateadas ou com medo. Chorar pode ser saudável, e envergonhar uma criança por fazê-lo despreza as emoções dela e não a ajuda a aprender a lidar com os sentimentos de maneira positiva, de acordo com especialistas em educação infantil.

18 – Você vai me obedecer!

AAArI5S 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho

A obediência pode parecer uma característica maravilhosa de uma criança, mas a total obediência pode corroer a capacidade de uma criança de se defender em situações perigosas e impedir que ela aprenda a assumir responsabilidade por suas ações. Em vez disso, os pais devem tentar construir relacionamentos com seus filhos com base no respeito e na cooperação, diz Laura Markham,

19 – Quando eu tinha a sua idade…

AAArI64 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Quando um pai ou uma mãe se apresenta como um bom exemplo a ser seguido, especialmente para crianças mais velhas ou adolescentes, o filho pode ficar para baixo, e provavelmente apenas vai se desligar, diz o psicoterapeuta Sean Grover. As crianças mais velhas estão no processo de tentar se transformar em indivíduos, e o trabalho dos pais é ajudá-las a fazer exatamente isso.

20 – Eu não sou seu pai, sou seu amigo

AAArKhb 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
Os pais que tentam agir como amigos de seus filhos muitas vezes cometem erros como o excesso de compartilhamento e o estabelecimento inadequado de limites. Quando os pais tratam seus filhos como amigos, revelando suas vulnerabilidades e preocupações, a criança pode ficar ansiosa e sentir que os pais precisam deles para aconselhamento e apoio, em vez do contrárFaça o que eu digo, não o que eu faço

21 – Faça o que eu digo, não o que eu faço

AAArMVb 21 Coisas Que Você Nunca Deve Dizer ao Seu Filho
As crianças reconhecem hipocrisia quando se deparam com ela e, embora talvez não façam o que está sendo pedido para que não façam, elas apontam sempre que os pais quebram a regra, seja “sem telefone à mesa” ou “não fumar/xingar”, por exemplo. Elas também podem imitar o comportamento quando tiverem idade suficiente para decidir por si mesmas.

2 Comentários

  1. Kesley morais de paula

    Você já disse pelo menos metade!!! kkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Paste your AdWords Remarketing code here
%d blogueiros gostam disto: