STEVIE WONDER: UM MEGA CANTOR EM BRASÍLIA

 

Steve-Wonder STEVIE WONDER: UM MEGA CANTOR EM BRASÍLIA

O cantor, compositor, músico e produtor americano Stevie Wonder, que se apresentará em Brasília, no Circuito Banco do Brasil 2013 (os ingressos estão à venda) é uma das figuras mais célebres e de maior destaque na música pop. Até o momento, ele acumulou impressionantes 49 singles no Top 40, 32 singles no topo das paradas e um total de mais de 100 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

Aos 13 anos, Stevie foi o artista mais jovem a alcançar um single # 1 com “Fingertips, Parte 2″, de seu álbum lançado em 1963 e gravado ao vivo “The 12 Year Old Genius”, que também alcançou o topo das paradas. Depois, emplacou outros singles número 1 como ”I Was Made to Love Her”, “For Once In My Life” e “Signed, Sealed, Delivered, Im Yours”. Lançado no outono de 1972, o álbum “Talking Book”, contou com os mega sucessos “You Are the Sunshine of My Life” e “Superstition”.

O inovador álbum duplo “Songs in the Key of Life”, lançado em 1976, continua a ser um dos mais famosos e bem-sucedidos álbuns da história da música pop. Ele estreou em #1 na parada da Billboard, e entre os singles de maior sucesso, estava “Sir Duke”, uma canção dedicada ao grande nome do jazz, Duke Ellington. O álbum ficou em # 1 por 14 semanas.

Com a venda de álbuns aumentando, colaborações de alto nível, participação em caridade, impacto político e aparições na televisão, Wonder alcançou um nível sem precedentes de fama. Seu álbum de platina, lançado em 1980, incluiu “Happy Birthday”, que se tornou a música de reunião dos esforços de Stevie, que ajudaram a torn

ar o aniversário de Martin Luther King um feriado nacional. Ele ganhou incríveis 25 Grammy Awards, o prestigiado Grammy Lifetime Achievement Award, e recebeu um Globo de Ouro e um Oscar em 1984, para a canção, “I Just Called to Say I Love You” do filme A Dama de Vermelho. Wonder recebeu também o BET Lifetime Achievement Awards, apenas para citar alguns.

Multi-instrumentista, Stevie toca piano, teclados, sintetizadores, gaita, bateria, percussão, e teve um papel importante em trazer sintetizadores para a vanguarda da música popular. Enquanto as músicas de Stevie Wonder são indiscutivelmente clássicas e sua influência atemporal, igualmente louváveis são os seus esforços humanitários, sua liderança filantrópica e sua generosidade de espírito. Sua participação no single “We Are the World”, gravado com diversas estrelas da música em prol do alívio da fome na África, tornou-se um marco da indústria da música. Além disso, seu envolvimento para colocar um fim ao apartheid na África do Sul é lendário.

Em reconhecimento ao seu apoio para as questões dos direitos civis e humanos, Wonder foi designado em 2009 como Mensageiro da Paz das Nações Unidas, com um foco especial sobre as pessoas com deficiência. O presidente americano Barack Obama, quando perguntado em uma entrevista sobre nomear seus heróis musicais, respondeu com: “Se eu tivesse um, teria que ser Stevie Wonder.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: