A Origem do Natal

A-Origem-do-Natal A Origem do Natal

Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus era celebrado em 06 de janeiro.

A comemoração em 25 de dezembro foi importada para o oriente mais tarde, por João Crisóstomo em Antioquia, no ano de 388. Mesmo no ocidente, a celebração do nascimento de Jesus em 6 de janeiro parece ter continuado até depois de 380.

No ano 350, o Papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de Dezembro como data oficial. O Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional.

Muitos costumes populares associados ao Natal desenvolveram-se de forma independente da comemoração do nascimento de Jesus, com certos elementos de origens em festivais pré-cristãos que eram celebradas em torno do solstício de inverno pelas populações pagãs que foram mais tarde convertidas ao cristianismo.

A atmosfera prevalecente do Natal também tem evoluído continuamente desde o início do feriado, que foi desde um estado carnavalesco na Idade Média, a um feriado orientado para a família e centrado nas crianças, introduzido na Reforma do século XIX.

Além disto, a celebração do Natal foi proibida em mais de uma ocasião, dentro da cristandade protestante, devido a si achar a data muito pagã ou antibíblica.

 

Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br

Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br

BHIF4 A Origem do Natal

THP A Origem do Natal

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: