O Que Podemos Fazer Para Evitar as Rugas

envelhecer_paradoxo O Que Podemos Fazer Para Evitar as Rugas

Por que algumas pessoas parecem mais velhas e outras mais jovens do que realmente são? Encontrar a resposta para essa pergunta pode ser a chave para uma aparência mais saudável.

Mas o que causa as rugas: À medida que envelhecemos, a renovação da epiderme leva mais tempo, o que torna mais visíveis as marcas da velhice. A epiderme é uma barreira física resistente que protege o corpo do mundo ao seu redor, formando a capa exterior da nossa pele. Em média, o nosso corpo produz uma nova epiderme inteira a cada 60 dias. As células da superfície da pele se descamam, mas são continuamente substituídas por outras novas, que crescem por baixo delas. À medida que envelhecemos, esta renovação leva mais tempo, tornando mais visíveis as marcas da velhice.

A derme é absolutamente crucial no processo de envelhecimento. Ela é alimentada por vasos sanguíneos e contém colágeno e fibras elásticas que mantêm a pela jovem tesa, firme e lisa. A quantidade de colágeno e fibras elásticas na derme diminui com o passar dos anos. Além disso, perdemos a gordura que fica abaixo dos tecidos da pele. O resultado é que a pele perde elasticidade, se afrouxa e começam a surgir os sinais e as rugas.

O colágeno reforça e confere elasticidade à pele. Ele forma uma complexa rede 3D de fibras. Até mais ou menos os 40 anos, o corpo produz muito colágeno de maneira muito eficiente, mas a partir daí, há uma diminuição crescente.

Os fibroblastos são como máquinas de produzir colágeno. Nas peles jovens, também ajudam a esticar o colágeno, evitando que a pele perca a sua rigidez e firmeza. Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, e as conexões entre os fibroblastos e o colágeno começam a falhar. O resultado é bastante visível: mais e mais profundas rugas.

Proteja-se do sol
Todos temos consciência do risco de queimaduras causadas pelos raios solares, mas esse é apenas um dos perigos que esse astro representa para nossa pele.  A luz do sol contém diferentes tipos de raios UV (ultravioleta) e o efeito desses raios depende de seu comprimento de onda. As queimaduras são causadas pelos raios UVB (ultravioleta B), que atingem a porção superior da pele, mas não penetram até a epiderme ou a derme. Os raios UVA possuem comprimento de onda muito maior, daí seu efeito mais profundo: podem degradar o colágeno que é o “adesivo” de nosso corpo. E se o colágeno se debilita na pele, surgem as rugas.
O que fazer? Simples: use protetor solar. Mas não apenas quando estiver tomando sol. Por causa de seu comprimento de onda, os raios UVA podem atravessar vidros, o que significa que o envelhecimento de sua pele pode estar se acelerando quando você dirige até o trabalho ou quando está sentado ao lado de uma janela. Certifique-se que sua marca de protetor solar tenha boa proteção contra raios UVA.

Alimentos O Que Podemos Fazer Para Evitar as Rugas

Coma os alimentos corretos. Por que? Cada vez que respira, uma fração mínima do oxigênio que inspira entra em suas células e ataca seu DNA. Essas moléculas de oxigênio são conhecidas como radicais (antes radicais livres). O dano que causam, sobretudo aos fibroblastos produtores do colágeno da pele, se acumula no tempo. E provoca rugas. O que fazer? Precisamos respirar, então por esse lado não há opção. Mas pesquisadores estão convencidos da possibilidade de reduzir o dano causado pelos radicais por meio da alimentação correta.

Essas são regras chave a seguir:
Regra 1: Escolha alimentos de cores vibrantes
Regra 2: Aposte em frutas e vegetais com sabor amargo
Regra 3: Coma muitos peixes oleosos, como salmão, atum e sardinha
Outros fatores, como fumar, também podem acelerar o envelhecimento da pele.
Controle o açúcar no sangue, pois pesquisadores que investigam o vínculo entre taxas de açúcar no sangue e envelhecimento da pele descobriram que pessoas com altos níveis de glicose aparentam ser dois anos mais velhos do que são.
O que ocorre? O excesso de açúcar no sangue se associa ao colágeno da pele e faz com ele fique mais quebradiço, o que torna o processo de reparação da pele mais difícil. O resultado? Mais rugas.
O que fazer? Nada muito drástico. O açúcar do sangue é produzido naturalmente quando digerimos comida, e é uma parte essencial do processo pelo qual o corpo adquire a energia que precisa para funcionar.
Mas ao praticarmos exercícios de forma regular e cortarmos os carboidratos da alimentação podemos evitar níveis altos de açúcar no sangue e as complicações associadas ao envelhecimento da pele.
Caso tenha uma condição médica anterior, como diabetes, consulte o seu médico.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: