Pressão Arterial: A Morte Espreita Silenciosamente

PA-1 Pressão Arterial: A Morte Espreita Silenciosamente

A hipertensão arterial é caracterizada por uma elevação anormal da pressão arterial, sendo considerada o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral). Estas duas doenças são as principais causas de morte em nosso país.

Acredita-se que a hipertensão arterial afete centena de milhões de pessoas em todo o mundo inteiro. No Brasil, estima-se que 25 a 30% dos adultos sejam hipertensos. Uma pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial habitual é igual ou maior que 140 por 90 mmHg. A doença ocorre devido à contração dos vasos sanguíneos arteriais, por onde o sangue circula.

As medidas a serem adotas para a prevenção da hipertensão arterial são as seguintes:

1 - Perda de peso

1 - Perda de peso


Hipertensos com excesso de peso devem emagrecer. Existe uma relação direta entre o peso corporal e a pressão arterial. O objetivo é atingir uma circunferência abdominal adequada (menor que 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres), e um índice de massa corporal (peso dividido pela a altura ao quadrado) inferior a 25 kg/m2.

A eliminação de dez quilos do peso pode diminuir a pressão arterial sistólica (máxima) em 5 a 20 mmHg, sendo a medida não medicamentosa de melhor resultado. Uma dieta com baixas calorias e um aumento do gasto energético através de atividades físicas aeróbicas, são fundamentais para a perda de peso. Alguns casos podem exigir o uso de medicamentos para emagrecer.

2 -Alimentação adequada

2 -Alimentação adequada


A dieta do hipertenso deverá ser pobre em sal e rica em potássio, magnésio e cálcio. A dieta pobre em sódio (hipossódica) deverá restringir a ingestão diária de sal em 5 gramas (2,4 gramas de sódio), ou seja, 4 colheres rasas de café de sal para o preparo dos alimentos (4 gramas de sal), mais 2 gramas de sal próprio (intrínseco) dos alimentos (evite: conservas, frios, enlatados, embutidos, molhos prontos, sopas de pacote, queijos amarelos, salgadinhos, etc.). O consumo de vinagre, limão, azeite de oliva e ervas é permitido, pois estes alimentos não influenciam na pressão arterial. Uma dieta hipossódica pode reduzir a pressão arterial sistólica em 2 a 8 mmHg.

Uma dieta rica em potássio e magnésio poderá ser obtida através da ingestão de feijões, ervilhas, vegetais verde-escuros, banana, melão, laranja, cenoura, beterraba, frutas secas, tomates e batata inglesa. O cálcio da dieta poderá ser obtido através de derivados do leite com baixo teor de gorduras como o leite e o iogurte desnatados e os queijos brancos.

Uma dieta chamada de DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), composta de frutas, verduras, fibras, alimentos integrais, leite desnatado, pobre em colesterol e gorduras saturadas, foi testada e demonstrou ser capaz de reduzir a pressão arterial sistólica em 8 a 14 mmHg.

3 - Ingestão moderada de bebidas alcoólicas

3 - Ingestão moderada de bebidas alcoólicas


O hipertenso deve evitar uma ingestão regular de bebidas alcoólicas e, quando isto ocorrer, esta ingestão deverá ser limitada até 30 gramas de etanol nos homens (700 ml de cerveja = 2 latas de 350 ml ou 240 ml de vinho= 2 taças de 150 ml ou 60 ml de destilado = 2 doses de 30 ml) e 15 gramas de etanol nas mulheres, ou seja, 50% da quantidade permitida para homens. A diminuição da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas pode diminuir a pressão arterial sistólica em 2 a 4 mmHg.

4 -Cessação do hábito de fumar

4 -Cessação do hábito de fumar


O tabagismo aumenta muito o risco de complicações cardiovasculares em pacientes portadores de hipertensão arterial, por isso, deverá ser banido.

5 -Prática regular de exercícios físicos

5 -Prática regular de exercícios físicos


O paciente hipertenso deverá praticar exercícios físicos aeróbicos (caminhada, corrida, ciclismo, dança ou natação), 3 a 5 vezes por semana, com uma duração mínima de 40 minutos e uma intensidade moderada (50 a 70% da frequência cardíaca máxima para indivíduos sedentários e 60 a 80% da frequência cardíaca máxima para indivíduos treinados).

O início de um programa de exercícios físicos deverá ser precedido por uma avaliação médica. Hipertensos severos não devem iniciar exercícios físicos antes de um controle satisfatório da sua pressão arterial. A prática regular de exercícios físicos pode reduzir a pressão arterial sistólica em 4 a 9 mmHg.

6 -Controle do estresse psicossocial

6 -Controle do estresse psicossocial


O estresse persistente pode contribuir para a manutenção de uma pressão arterial mais elevada. Técnicas de controle do estresse emocional podem ser úteis no controle da hipertensão arterial.

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Livros-Gil-DePaula Pressão Arterial: A Morte Espreita Silenciosamente

BHI-texto Pressão Arterial: A Morte Espreita Silenciosamente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: