Largados e Pelados: Como Sobreviver a Alguns Dias Sem Energia

Por Nayara Zonta

e1 Largados e Pelados: Como Sobreviver  a Alguns Dias Sem Energia

A energia elétrica está presente no nosso cotidiano todos os dias, mas ainda é possível sobreviver por um tempo sem ela, veja como:

A eletricidade é praticamente uma parte indissociável de todos nós. Afinal de contas, toda a comodidade que ela oferece não pode ser encontrada de nenhuma outra forma, e a verdade é que nós nos acostumamos muito com essa ideia.

Chegar em casa, colocar o celular para carregar, ligar a televisão, esquentar a comida no micro-ondas, ligar o chuveiro e tomar aquele banho quentinho, depois usar o secador de cabelos ou o barbeador elétrico… Tudo isso nos deixa acomodados, o que é até normal.

Mas e se fosse necessário passar por um período como o visto na série “Largados e Pelados”, ou “Naked and Afraid”, que passa com mais clareza essa ideia?

Resumidamente, os participantes ficam por 21 dias em uma ilha, sem roupas, sem energia, sem mantimentos à disposição e sem utensílios, ou seja, ficam à mercê de sua própria sorte.

É claro que você não vai precisar ficar nessas condições extremas, mas também pode sobreviver muito bem por alguns dias sem energia elétrica e até se divertir com isso! Continue a leitura e descubra como.

Como Não Enlouquecer Sem Energia Elétrica?

Se os participantes do “Largados e Pelados” conseguem, então você também. Além de tudo, pense pelo lado bom: você ainda poderá usar as suas roupas!

Veja algumas atividades que você pode fazer enquanto estiver sem energia elétrica, como se alimentar, tomar banho e aproveitar bons momentos de lazer.

Como fica a comida sem energia? Simples!

shutterstock_176880041-e1413199742974 Largados e Pelados: Como Sobreviver  a Alguns Dias Sem Energia

Em uma estratégia de sobrevivência, você vai precisar comer primeiro o que estiver na sua geladeira. Afinal de contas, depois de um tempo, os alimentos podem estragar, e deixar isso acontecer significa desperdício.

Então, comece pelos alimentos que mais “sofrem” sem ficar em temperaturas baixas, como sorvetes, por exemplo. Depois, parta para os iogurtes, queijos e tudo mais que demanda refrigeração.

Quanto às misturas, como carne, frango, peixe, linguiça, hambúrguer e afins, tudo pode ser feito no fogão. Ao invés de utilizar a ignição elétrica, é só usar um isqueiro ou um fósforo e deixar o gás ligado, que não precisa de energia elétrica para funcionar.

Arroz, feijão, macarrão e praticamente tudo o que você quiser comer poderá ser feito sem energia elétrica. Porém, o micro-ondas não será uma opção, então sempre recorra às panelas para esquentar a comida. Não se esqueça de colocar água no arroz, senão ele vai queimar.

Quanto aos sucos e refrigerantes, não haverá uma forma muito eficaz de mantê-los gelados, a menos que você tenha um cooler ou improvise um, com uma sacola plástica, e coloque todas as latas e garrafas lá dentro, com o gelo que estiver no freezer. Não vai durar muito tempo, mas já ajuda.

 Como Tomar Banho: Canequinha

DSCF1009 Largados e Pelados: Como Sobreviver  a Alguns Dias Sem Energia

O chuveiro também não irá funcionar, a menos que você tenha um sistema baseado em energia solar em sua casa, o que é um tanto quanto raro. Por isso, a alternativa será o famoso banho de canequinha.

Esses banhos fazem parte da vida de todas as pessoas, ao menos algumas vezes, como quando a resistência queima e você não tem uma reserva. É bem fácil: é só esquentar uma quantia considerável de água no fogão, colocar em um balde, pegar uma caneca e jogar essa água no corpo aos poucos.

Se você for corajoso o suficiente, pode tomar banho gelado, mas isso pode ser ruim para sua saúde, então a canequinha é o melhor que você tem à disposição. Só tome cuidado para não usar toda a água quente de uma vez, para que ela não acabe, e também para não deixá-la muito quente e se queimar.

Tudo bem, não será tão confortável quanto um chuveiro, mas você não terá desculpas para ficar sem banho.

Como se Divertir: Histórias e Jogo das Sombras

depositphotos_62187789-stock-illustration-education-shadows-game-cartoon Largados e Pelados: Como Sobreviver  a Alguns Dias Sem Energia

O que seria do ser humano sem diversão, não é mesmo? Afinal, só trabalho e mais trabalho pode te deixar maluco e estressado, então é preciso distrair a mente e relaxar.

Porém, como você já pode imaginar, a televisão, o notebook e o videogame não funcionarão. Então, essas tecnologias devem ficar de lado, para que entrem as formas mais tradicionais de se brincar.

Que tal ler uma história com sua família? Pode ser infantil ou não, de acordo com os livros que você tiver na sua casa. Sem dúvidas, todo mundo se recordará da época que os pais ou avós faziam isso na infância.

Depois da leitura, pode vir a famosa brincadeiras das sombras, que é bem simples: você só vai precisar de uma fonte de luz (que pode ser uma vela) e sua imaginação. Faça diferentes formatos com os dedos e tente fazer com que seus familiares e amigos adivinhem o que é pela projeção na parede.

Com tanta coisa assim para fazer, você nem vai sentir tanta falta dos videogames, séries e filmes!

Como Iluminar: Velas

velas Largados e Pelados: Como Sobreviver  a Alguns Dias Sem Energia

Sem luz, sem lanterna do celular, sem tela da TV para iluminar: e agora? É fácil, é só usar velas!

Pode passar o tempo que for, elas ainda estarão entre os itens de emergência de toda casa, e é bem provável que você ainda tenha algumas no fundo da gaveta. Mesmo sendo antigas, nós ficamos com os dedos cruzados para achar algumas em casa.

Acenda uma vela e reúna todo mundo da casa para ficar no mesmo ambiente. Assim, vocês economizam velas e ainda curtem um momento em família, sem celulares, sem tecnologia e sem mais nada para atrapalhar esse contato tão especial.

Sobreviva Tranquilamente à Falta de Luz!

É claro que essas atividades podem não fazer mais parte do seu dia a dia, mas você também não irá enlouquecer se ficar por um tempo sem energia elétrica, por mais acostumado que esteja com a praticidade que ela traz.

Inclusive, até hoje, existem algumas regiões do Brasil que ainda não dispõem de energia elétrica, principalmente em interiores e regiões muito afastadas dos centros, e pode ter certeza que eles vivem muito bem ser ligar nada na tomada.

Então, caso você passe por essa situação, com certeza poderá sobreviver sem maiores transtornos, além de lembrar da época da infância, em que a família ficava toda reunida e participava junta de quase tudo o que acontecia em casa. Essa será uma ótima experiência.

Se você tem um comércio ou um evento importante e não quer que seus clientes ou convidados passem por esse inconveniente, então é conte com o aluguel de geradores em São Paulo. Caso contrário, ficar sem luz um pouquinho pode até ser interessante e divertido para sair da rotina!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: