Tecnologia: Lúmens de Iluminação o Que Significa?

p6 Tecnologia: Lúmens de Iluminação o Que Significa?

Você já deve ter ouvido várias vezes sobre esta palavra ou mesmo algumas referências como, por exemplo, “aproveite essa oferta de iluminação de emergência LED com 2 faróis e 960 lúmens com bateria selada”. Para quem não está muito acostumado com os termos que caracterizam algumas especificações técnicas pode até estranhar e se perguntar sobre o que venha a ser os lúmens que sempre são mencionados em assuntos ligados a iluminação. Se este é o seu caso, seja bem-vindo a este artigo.

O que são os lúmens?

iluminacao Tecnologia: Lúmens de Iluminação o Que Significa?

O lúmen é uma unidade de medida que é utilizada para se mensurar a luminosidade ou o fluxo luminoso, cujo símbolo é (lm) e, em termos mais específicos, é o que se equivale ao fluxo de luz emitido em 1 esteradiano através de uma fonte que está localizada no vértice de um ângulo sólido e que tem, como intensidade, 1 candela ou vela internacional.
Em outras palavras, os lúmens são itens que auxiliam a definir a qualidade de imagem projetada assim como o quanto um ambiente precisa ser escurecido para gerar uma boa visibilidade.

Portanto, você já deve ter observado que algumas lâmpadas brilham mais do que outras e isso se deve ao fato da produção diferenciada que cada uma possui para produzir as intensidades de luz. Uma dica para saber qual é a intensidade de luz que uma lâmpada consegue produzir deverá verificar qual é o lúmen e não a voltagem como geralmente se realiza.

Deste modo, quanto maior for o número de lúmens existentes em uma lâmpada mais forte será a intensidade de luz que ela consegue produzir. Entretanto, a maior quantidade de lúmens presentes em uma lâmpada não quer, necessariamente, dizer que ela é melhor do que as outras, mas que sim é mais adequada para determinados objetivos, ou seja, precisa analisar qual é a sua finalidade.

Os Lúmens e os LED

lumen Tecnologia: Lúmens de Iluminação o Que Significa?
Agora que você já sabe qual é a forma correta de se verificar a qualidade de luminosidade de uma lâmpada perceberá facilmente que os modelos LED possuem uma quantidade em Lúmens bem melhores.

Por outro lado, além de garantir a melhor qualidade de imagem você ainda poderá ter uma lâmpada mais econômica em seu consumo de energia. Para se ter ideia cada lâmpada de projetor LED chega a emitir mais de 100 lúmens enquanto uma lâmpada incandescente pode emitir entre 14 a 17 lúmens por watt.

Contudo, para ilustrar a relação entre lumens e watt, as quantidades são as seguintes: Se você quer ter uma luminosidade semelhante à de uma lâmpada tradicional cuja voltagem é de 60 watts precisará de uma lâmpada LED/CFL de 800 Lumens.

Existe diferença de qualidade na cor da lâmpada?

maxresdefault Tecnologia: Lúmens de Iluminação o Que Significa?
A resposta é não. A diferença é somente no fluxo de luminosidade, independentemente da cor ou mudança da mesma durante o uso do aparelho. É claro que essa dúvida surgiu quanto à temperatura das cores, as quais podem ser quentes ou frias e/ou brancas. De certa forma, pode-se dizer que a escolha, neste quesito, é mais por uma questão de gosto pessoal e que, tecnicamente, não fará nenhuma alteração.

Não se deve deixar de mencionar que a tecnologia LED está em evolução e cada dia mais eficiente oferecendo mais brilho em lumens e menos em watts. Se você já viu e não conhece o que significa essa indicação Lm/ W saiba que a mesma é conhecida como eficiência energética, cuja relação é a quantidade de Lumens dividido por cada Watts consumidos.

Desta forma, se você comparar duas lâmpadas uma dica para economizar é só pegar duas com quantidade de watts diferentes, mas que produzam a mesma quantidade de lúmen. Por exemplo: se você tem uma lâmpada de 50 watt e outra de 100 watt que, ambas produzem exatamente 1.200 lúmens deverá fazer o seguinte cálculo:

Dividir 1.200 por 50 = 24 lumens / watts
Dividir 1.200 por 100 = 12 lumens / watts

Nesta comparação se tem que a segunda gasta metade da energia empregada, ou seja, ela é a mais econômica.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: