Por Quem se Perde as Mãos?

Por Gil DePaula

mao-dilacera-1 Por Quem se Perde as Mãos?

Uma das imagens mais estarrecedoras que vi ontem na manifestação ocorrida na Esplanada dos Ministérios, foi a de um jovem com a mão dilacerada, caminhando entre a baderna, visivelmente em estado de choque, e não tinha como ser diferente, pois a cena era capaz de chocar a qualquer um.

Os mais radicais serão capazes de dizer que foi bem merecido, pois se presume que o artefato que destruiu a mão do rapaz seria usado para atacar aos policiais.

Mais façamos uma reflexão: a quem podemos contabilizar todo o caos instalado no país, que culmina em atos de vandalismo e tragédias? Respondo: vários segmentos da nossa sociedade são responsáveis pelo desvairamento que se vê atualmente. Entre eles estão: empresários, políticos, sindicatos e pessoas desprovidas de caráter.

Esses segmentos possuem uma coisa em comum: a ganância pelo dinheiro e poder. Esses segmentos manipulam a economia, manipulam pessoas, corrompem e são corrompidos, não tem compromisso com os menos abastados e sofredores, tudo que lhes importa é sentirem-se bem-sucedidos pelos bens que abarcam.

Muitos, principalmente os jovens, servem de massa de manobra dos mais ladinos, que se aproveitam do idealismo da juventude para conduzi-los.

Não! Não defenderei ou condenarei o jovem que perdeu a mão, porque não me atrevo a dizer o que se passava por sua cabeça no momento do trágico ato (quem de nós, quando mais jovem não se deixou levar pelo idealismo?). Todavia, condeno e coloco na conta dessa corja imprestável que dirige os destinos do país, toda a desgraça que sofremos há anos.

Talvez, um dia, no futuro, esse que hoje é um jovem, esteja sentado ao lado dos netos e um deles lhe pergunte: Vovô o que aconteceu com a sua mão? Então, refletindo ele se perguntará: POR QUEM PERDI A MINHA MÃO?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: