Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

ruby-bridges-1024x581 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

Com seis anos de idade, Ruby Bridges, por meio de seus pais, tornou-se voluntária para participar de um programa de integração racial em uma escola de brancos do sul dos Estados Unidos da América, região que insistia em não respeitar a lei que decretava o fim da segregação racial. Ruby, por imposição da Justiça, entrou no Jardim de Infância da William Frantz Elementary School, de Nova Orleans.

O seu primeiro dia de aula foi marcado por vaias, xingamentos e diversos insultos ruidosos, protagonizados por donas de casa e adolescentes brancos enraivecidos pelo racismo. Quando entrou na escola, Ruby encontrou um espaço silencioso e vazio. Mães furiosas tiraram as suas crianças das aulas, e disseram que elas só voltariam quando a menina negra saísse.

image-3-1024x576 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

Os professores também se recusaram a dar aulas, à exceção da educadora Barbara Henry. Assim, por todo o ano letivo, a escola teve apenas cinco alunos: Ruby e mais outros quatro estudantes brancos.

Chegar e sair da escola não foi um desafio apenas no primeiro dia de aula. Os protestos diários eram constantes e recheados de violência física e psicológica. Gritavam palavras pesadas e desrespeitosas, prometiam envenenar a menina, e outros atiravam objetos em seu corpo.

ruby-bridges-norman-rockwell Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

A situação era tão grave que durante meses, Ruby, com seus 6 anos de idade, teve que ir e voltar da escola acompanhada por agentes federais. Mesmo assim, “ela não desistiu, não chorou, sequer fraquejou. Era uma pequena soldada” – palavras de Charles Burks, um dos policiais que a escoltavam.

Seus parentes também não escaparam. Foram severamente ameaçados, perseguidos e o pai perdeu o emprego. Todos aguentaram e, no ano seguinte, Ruby não estava mais sozinha na escola. Inspirados por sua coragem e pela coragem de sua família, outras crianças negras foram matriculadas na William Frantz Elementary School.

Ruby Bridges é um ícone do movimento pelos direitos civis e o seu livro “Through My Eyes” conta a história de como era ser uma garota negra de seis anos em Nova Orleans, Louisiana, preparando o terreno para a integração escolar.

image-4 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

Ruby Bridges vive em Nova Orleans. Criou, em 1999, a Fundação Ruby Bridges que, além de combater o racismo, trabalha com a inclusão social.

Conheça Outras Publicações do Portal

Livros de Gil DePaula

www.clubedeautores.com.br — www.editoraviseu.com.br — [email protected]

O Baú das Histórias Inusitadas

Clique aqui

image-5 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

https://clubedeautores.com.br/livro/o-bau-das-historias-inusitadas-2

image-6 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

Terras dos Homens perdidos

Clique aqui

image-7 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

https://clubedeautores.com.br/livro/terras-dos-homens-perdidos

image-8 Ruby Bridges, Aos Seis Anos: Discriminada, Maltratada e Agredida

3 Comentários

  1. Que história linda!!!

  2. Orgulho e gratidão por você Ruby!!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: