Seis Séries Japonesas Que “Fizeram a Cabeça” da Garotada Nos Anos 80/90

JIRAIYA

jiraya2 Seis Séries Japonesas Que "Fizeram a Cabeça" da Garotada Nos Anos 80/90

série japonesa do gênero tokusatsu, pertencente ao gênero Metal Hero, produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 a 22 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão das séries anteriores, introduzindo um herói sem superpoderes, e utilizando como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.

Foi trazida ao Brasil pela extinta empresa Top Tape e estreou no dia 2 de outubro de 1989, pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida ora pela manhã, ora ao final de tarde na Rede TV, até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva.

CHANGEMAN

changeman002-copy-copy Seis Séries Japonesas Que "Fizeram a Cabeça" da Garotada Nos Anos 80/90Dengeki Sentai Chenjiman, traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman, é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.

Fez grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde foi exibido a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete até meados de 1994, e a partir do mesmo ano pela Rede Record e mais tarde pela CNT/Gazeta. A série completa foi lançada em VHS pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes). Atualmente é exibida pela Rede Brasil todas as sextas.

Agora, em 2015, a Sato Company conseguiu os direitos de exibição dos Tokusatsus da Toei para serem exibidos via streaming, através da Netflix, junto com outras séries exibidas no Brasil, além da inédita GARO.

JASPION

Jaspion Seis Séries Japonesas Que "Fizeram a Cabeça" da Garotada Nos Anos 80/90

Série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes, produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986, pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki.

No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 22 de Fevereiro de 1988, juntamente com Changeman, que chegavam no programa Clube da Criança comandado por Angélica até meados de 1991. Já entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, com reprises em 1996 foi exibida pela Rede Record, continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT/Gazeta.

A série obteve um sucesso gigantesco e até então inédito para outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid eUltraman), desencadeando uma febre épica pelo gênero de super-heróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. A série obteve um sucesso tão grande, que costumeiramente mesmo em uma emissora de porte menor, sua audiência superava a da Globo que contava com programas como o da Xuxa, líder absoluto até então.

No auge, Jaspion obteve os maiores índices de audiência da história da TV Manchete. Pelo enorme número de seguidores no Brasil, cuja população é a quinta maior do planeta, Jaspion invariavelmente continua sendo uma das séries tokusatsu com maior número de fãs em todo o mundo. Em razão desta enorme popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias atuais. Após negociações, a série completa foi lançada no Brasil em DVD pela Focus Filmes em 2009.

SPECTREMAN

7141a569f15a47f893523d101048555c Seis Séries Japonesas Que "Fizeram a Cabeça" da Garotada Nos Anos 80/90
Série de TV de ficção-científica do gênero tokusatsu, Foi exibida originalmente pela TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida em 1981 á 1982 pela Rede Record e 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).

O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

ULTRASEVEN

ultraseven Seis Séries Japonesas Que "Fizeram a Cabeça" da Garotada Nos Anos 80/90
série de TV japonesa de tokusatsu, produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios. Criado por Eiji Tsuburaya, esta sequência de Ultraman se tornou uma das grandes séries de fantasia produzidas no Japão. Sua popularidade foi tanta, que o herói Ultra Seven (ou simplesmente ‘Seven’) fez aparições em quase todas as outras séries da franquia ‘Ultra’, tendo, inclusive mais exposição do que o original Ultraman (embora o original Ultraman seja sem dúvida o mais conhecido dos Ultras).

Ultraseven é algumas vezes incorretamente chamado “Ultraman Seven” por muitas fontes fora do Japão. Tanto a série como seu herói pode também ser chamados de Ultraseven (sem espaço).

ULTRAMEN

aHR0cDovL3N0YXRpYy5jb21pY3ZpbmUuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvMTExMjIvMTExMjI5NTgyLzQ3MjM0MDYtNjEyNDU5NzI4Ny1VbHRyYS5qcGc= Seis Séries Japonesas Que "Fizeram a Cabeça" da Garotada Nos Anos 80/90
Série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966, sendo o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.

No Brasil, foi televisionada nos anos 70, 80, 1996 e 2001 pelas emissoras: TV Tupi, TV Record, TVS (atual SBT), Rede Bandeirantes, Rede Manchete e CNT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza, sendo uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go.

Foi nessa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão, entre os telespectadores, com o de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade.

Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986, sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos TV POW, exibido nessa emissora e apresentado por Mara Maravilha e Charles Myara, entre outros. Em 1996, é lançada em Home Vídeo (em parte, pois só foram lançadas doze fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com a nova dublagem, mas exibida por pouco tempo.

Depois, em 2001, passou a ser exibida na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e pela Rede Brasil de TV de São Paulo. Em 2015, a Editora JBC anunciou o lançamento do mangá no Brasil.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: