Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

image-13-1024x546 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Com suas defesas impressionantes, muitas vezes eles garantiram os títulos de seus clubes, e até mesmo da seleção, através de defesas de pênaltis ou cobranças de falta. Confira a seguir os melhores goleiros brasileiros de todos os tempos.

Manga

Manga

Manga Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

O pernambucano Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga foi, segundo a crítica especializada, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro. Para mim, ele foi o melhor. É o jogador brasileiro que tem o recorde de participação em edições na Copa Libertadores.

Prestou até mesmo serviços de ídolo (embaixador) em festas de consulados e também exerceu a função de supervisor de treinadores de goleiros do Sport Club Internacional, até 2012. Atualmente vive no Equador, na cidade de Salinas.

Gilmar

Gilmar

Gilmar-1 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Gylmar dos Santos Neves ficou mais conhecido como Gilmar e além de ser bicampeão mundial pela seleção brasileira, é considerado até os dias atuais um dos melhores de todos os tempos em sua posição, por ter jogado em times lendários como o Corinthians da década de 50, o Santos da década de 60 e na Seleção.

Possui o privilégio de ter sido “campeão de tudo”, devido ao fato de ter ao menos um título em cada competição que disputou.

Marcos

Marcos

Marcos Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Vamos começar logo com uma polêmica: Marcos Roberto Silveira Reis, que chegou ao Palmeiras em 1992, é bom mesmo? Só em 1999, durante a Copa Liberadores da América ele se tornou titular. O jogador ganhou o apelido de São Marcos após as defesas do chute de Marcelinho Carioca na disputa de pênaltis contra o Corinthians.

Ele foi o goleiro titular da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002 sendo o único jogador da Seleção a não ser substituído em toda a competição pelo técnico Felipão.

Félix

Félix

Felix Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Félix Miéli Venerando, mais conhecido como Félix, foi campeão com a lendária Seleção Brasileira de Futebol no Copa do Mundo FIFA de 1970.

O jogador que começou nas nas divisões de base do Nacional, teve uma grande passagem pelo Juventus da Moóca ao se profissionalizar com apenas 15 anos. Pela Seleção Brasileira, a qual defendeu de 1965 a 1972, Félix disputou 48 partidas e foi o goleiro titular na conquista do tricampeonato mundial na Copa do Mundo de 1970.

Leão

Leão

Leao Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Famoso por seu temperamento explosivo, o goleiro colecionou títulos enquanto esteve no Palmeiras, entre eles os paulistas de 1972, 1974 e 1976, e os brasileiros de 1972 e 1973. Jogou 105 vezes pela seleção, sendo titular de 1971 a 1979. Foi reserva do grande Félix na Copa de 70 aos 20 anos de idade, e titular nas Copas de 74 e 78, permanecendo 457 minutos sem levar gols.

Após se aposentar nos campos, Leão também fez carreira como treinador sendo Campeão Brasileiro de 2002 pelo Santos.

Carlos

Carlos

image-14 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Carlos Roberto Gallo começou a carreira na Associação Atlética Ponte Preta em 1975, aos 19 anos. Na Seleção Brasileira, foi reserva na Copa do Mundo FIFA de 1978. Testado como possível titular no período de 1980 a 1981, foi terceiro reserva na Copa do Mundo FIFA de 1982. A partir de 1984, tornou-se titular absoluto do gol brasileiro, participando da Copa do Mundo FIFA de 1986 com destaque.

Continuou titular da Seleção até 1988, quando, transferido para a Turquia, perdeu espaço para Taffarel.

Mazzaropi

Mazzaropi

image-15-1024x683 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Geraldo Pereira de Matos Filho, mais conhecido como Mazzaropi, marcou a grande época do futebol carioca dos anos 70/80, já que jogou no Vasco da Gama de 1974 a 1984 tendo como rival ninguém menos que Cantareli, o arqueiro do maior inimigo, o Flamengo.

A alcunha é atribuída ao jogador Brito, que ao ver Geraldo chegando ao Club de Regatas Vasco da Gama com suas roupas simples, teria lhe chamado de Mazzaropi, nome de um humorista famoso na época e que se vestiria daquela maneira. Ah sim, ele é o detentor do recorde mundial ficando 1816 minutos sem levar gols.

Cantareli

Cantareli

image-16-1024x736 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol


Antônio Luís Cantareli, curiosamente nasceu em Além Paraíba, a mesma cidade de seu arquirrival, o goleiro Mazzaropi, do Vasco. Ele defendeu o Flamengo durante praticamente toda sua carreira, tendo somente uma rápida passagem pelo Náutico, em 1983.

Foi um importante jogador do Flamengo de 1973 a 1989. Defendeu o gol rubro-negro por 557 vezes e sempre foi um líder nos elencos. É o goleiro que mais atuou pelo clube. Em 2013 foi auxiliar técnico do Flamengo, tendo assumido a função após a efetivação de Jaime de Almeida como técnico.

Taffarel

Taffarel

Taffarel Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Pela Seleção Brasileira, Taffarel tem o maior número de jogos de um goleiro da história. Foram 123 aparições, com 113 jogos pela seleção principal. Faturou a medalha de prata nas Olimpíadas de Seul 1988. Jogou também as Copas do Mundo de 1990 na Itália, 1994 nos Estados Unidos e 1998 na França.

Seu grande ápice na Seleção Brasileira foi a campanha rumo ao título na Copa do Mundo de 1994, defendendo a cobrança de Daniele Massaro na disputa por pênaltis contra a Itália em plena final. Também disputou a final de 1998, perdida para a França, após defender dois pênaltis na disputa por pênaltis na semifinal contra a Holanda

Rogério Ceni

Rogério Ceni

image-17 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Rogério Ceni é o jogador que mais vestiu a camisa de um clube na história do futebol mundial, batendo o recorde com 1117 partidas, superando Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1116 jogos.

O jogador coleciona outros recordes como o de maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial, o jogador que mais vezes foi capitão de uma mesma equipe e também o jogador que mais venceu por um mesmo clube na história. Só que seu ego parece ser maior uqe seu desempenho e, apesar de ter feito muitos gols, também levou muitos.

Dida

Dida

image-18 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

O goleiro Nelson de Jesus da Silva começou a ganhar as graças dos fãs de futebol ao conquistar o tricampeonato brasileiro pelo Corinthians, quando na semifinal, defendeu dois pênaltis batidos pelo craque Rai.

Só que Dida fez história no Milan, time que defendeu por 10 anos e onde hoje é treinador. Lá ele conquistou a Super Copa Européia de 2003 e 2007, a Liga dos Campeões de 2002/03 e 2006/07, e o Mundial de Clubes da FIFA em 2007. Dida defendeu a seleção brasileira de 1995 a 2006.

Conheça Outras Publicações do Portal

Livros de Gil DePaula

www.clubedeautores.com.br — www.editoraviseu.com.br — [email protected]

O Baú das Histórias Inusitadas

Clique aqui

Seta2 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

https://clubedeautores.com.br/livro/o-bau-das-historias-inusitadas-2

image-11 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Terras dos Homens Perdidos

Clique aqui 

Seta2 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

https://clubedeautores.com.br/livro/terras-dos-homens-perdidos

image-12 Os Melhores Goleiros Brasileiros da História do Futebol

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: