Curiosidades: Porque se Atira Arroz aos Noivos

chuva_arroz_noivos Curiosidades: Porque se Atira Arroz aos Noivos

Casamento

Casamento

O casamento é um momento de grande importância na vida de um casal. Desde o vestido da noiva, ao smoking do noivo, passando pela escolha das alianças, tudo é visto e preparado com grande rigor e antecedência, para que no grande dia esteja tudo pronto para brilhar, e dar as boas-vindas à nova vida do casal. Tal como todos os momentos marcantes, também, o casamento é repleto de hábitos, tradições e superstições. Até os mais descrentes destas práticas, acabam por testemunhar e encorajar determinados costumes, porque, na verdade, é como diz o ditado “mais vale prevenir do que remediar”.

O lançar de arroz aos noivos é uma dessas práticas que por mais tempo que passe, não deixa de fazer parte da tradição cerimonial. Esse ritual, contém uma série de simbologias, significados e tradições, que remontam à China Antiga.

A origem

A origem


Esta tradição tem mais de 4 mil anos de história e provém da China, onde o arroz é símbolo de prosperidade, felicidade e abundância. Acreditava-se que o arroz atraia a felicidade, a sorte, a longevidade e a fertilidade, prometendo assim a reprodução de gerações vindouras. Então, com base nessa crença, a prática começou a ganhar cada vez mais expressão, percorrendo várias gerações, até chegar aos dias de hoje.

A lenda

A lenda


Reza a lenda que um Mandarim (um alto funcionário público na China antiga), para dar provas da sua fortuna, pediu que uma chuva de arroz fosse atirada sobre a sua filha, após a cerimônia de casamento, pois, demonstraria não somente a riqueza dele, como também o seu amor de pai. Desde aí, o gesto se repete no finais das cerimônias, e se propagou pelo mundo todo.

Nos dias de hoje

Nos dias de hoje


Depois dos noivos darem provas de amor eterno, no tão sonhado “sim”, os convidados juntam-se à entrada da igreja para desejarem votos de felicidade e prosperidade. Apesar do ritual ser uma prática comum, em alguns locais é necessário ter autorização da igreja .

Para não magoar os noivos é aconselhável lançar o arroz para cima, de forma a cair como se chuva fosse. É certo, que os convidados querem a melhor sorte para os noivos, mas não é preciso lançar quilos de arroz para que esse desejo se concretize. Uma mão cheia (cerca de 150 gramas) é o suficiente para dar um bonito efeito visual, permitindo ao fotógrafo captar este momento.

Outras opções

Outras opções


Para evitar os acidentes e, também, porque nem sempre a tradição tem unanimidade e aceitação, os noivos têm optado por outras opções mais modernas

Livros de Gil DePaula

www.amazon.com.br          www.clubedeautores.com.br   – digite: Gil DePaula

 

THPCB2 Curiosidades: Porque se Atira Arroz aos Noivos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: